quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tudo sobre a CHLORELLA

O que é?
A chlorella é uma alga unicelular de água doce existente na Terra há milhões de anos. Sua estrutura genética se manteve intacta ao longo do tempo resultando em uma grande concentração e variedade de nutrientes.
A chlorella é também a maior fonte de clorofila já encontrada na Terra.
A palavra "Chloros" significa verde e "Ella" significa pequena. Chlorella é uma das menores formas de vida conhecida e a que contém proporcionalmente maior quantidade de nutrientes.
A chlorella têm como característica, rápida reprodução e desenvolvimento. Uma única célula de chlorella pode dividir-se em quatro novas células a cada 20 horas.
Devido a sua existência elementar e ao seu rápido crescimento, a chlorella acumula uma imensa quantidade de nutrientes, principalmente proteínas, vitaminas e clorofila.

Nutrientes
A chlorella é um alimento com alta concentração de nutrientes.
Contém aproximadamente 60% de proteínas, 18 aminoácidos (incluindo todos os aminoácidos essenciais), vitaminas e minerais. Sua cor “verde vivo” deve-se ao fato de chlorella possuir considerável quantidade de clorofila.
Uma particular propriedade da alga chlorella é seu fitonutriente (nutriente derivado de planta) chamado CGF (Chlorella Growth Factor). O CGF é composto principalmente de um complexo de nucleotídeo – peptídeo encontrado no núcleo da célula de chlorella.
Em termos comparativos a chlorella possui proporcionalmente mais proteínas do que a soja, a carne bovina e o trigo.
Quanto às vitaminas, contém mais do que 20 tipos de vitaminas e minerais, com destaque para Beta Caroteno (Vitamina A) e vitamina B12 sendo esta última difícil de ser obtida através dos alimentos.
Chlorella contém proporcionalmente mais vitamina B12 do que o bife de fígado sendo comum a falta desta vitamina em dietas vegetarianas e macrobióticas.
Além da vitamina A e B12, a chlorella possui também vitamina C, vitamina E, vitamina K e outras em menor quantidade.
Em relação à presença de minerais, a chlorella apresenta quantidades consideráveis de cálcio, magnésio, zinco, ferro, fósforo, potássio e outros.
VITAMINAS E MINERAIS presentes em uma porção de 3g (6 comprimidos)
de Chlorella “A”:

Unit: mcg
Clorofila
69.000
Vitamina A (Beta caroteno)
750
Vitamina B2 (Riboflavina)
148
Vitamina B3 (Ácido Nicotínico)
1.029
Vitamina B6 (Piridoxina)
57,9
Vitamina B12 (Cianocobalamina)
7,2
Vitamina C
60
Vitamina D
32,7
Vitamina E
129
Vitamina K1
39,3
Ácido Pantotênico
124
Potássio
30.000
Cálcio
12.300
Fósforo
45.000
Magnésio
9.300
Ferro
4.200
Zinco
57
Ácido Fólico
93

AMINOÁCIDOS em uma porção de 3g (6 comprimidos): 


Unit: mg
Lisina
102,9
Treonina
75,9
Valina
87,3
Metionina
38,4
Isoleucina
59,7
Leucina
129,6
Fenilalanina
70,8
Triptofano
30,9
Arginina
92,4
Ácido Aspártico
141
Serina
61,8
Alanina
129,6
Prolina
71,1
Cisteína
21,9
Histidina
32,4
Ácido Glutâmico
185,4
Glicina
88,8
Tirosina
59,4


* OS VALORES NUTRICIONAIS DA CHLORELLA PODEM APRESENTAR VARIAÇÕES, DEPENDENTES DO MODO DE CULTIVO, QUANTIDADE DE ENERGIA SOLAR, ESTAÇÃO CLIMÁTICA E OUTROS FATORES.
  
Recomendação de Uso:
A chlorella não é um medicamento, sendo assim sua dosagem depende de uma série de fatores como peso, idade e condições clínicas individuais.
A ingestão diária ideal é de 3g de CHLORELLA “A” – isto equivale a 6 pequenos comprimidos de 500mg.
Uma vez que CHLORELLA “A” é um alimento novo, recomenda-se iniciar seu consumo gradualmente após as refeições. Na primeira semana a recomendação é de 3 tabletes ao dia. Na segunda semana, aumentar a ingestão diária para 6 tabletes.
EM CASO DE DÚVIDAS, SUGERIMOS CONSULTAR UM NUTRICIONISTA OU MÉDICO QUANTO À UTILIZAÇÃO DESTE PRODUTO.
 
Perguntas & Respostas + Freqüentes
a) O que é chlorella?
R: Chlorella é uma microscópica alga verde de água doce. Sua estrutura unicelular é a chave para o fornecimento concentrado de diversas vitaminas, minerais, proteínas e outros nutrientes.
A chlorella possui mais de 20 vitaminas e minerais diferentes e produz naturalmente em grande quantidade, o beta caroteno. Chlorella é entre 50 e 60% proteína, é a maior fonte de clorofila, também possui ferro, zinco e lisina.
Contém mais vitamina B-12 do que o bife de fígado que é freqüentemente deficiente nos vegetarianos.

b) A chlorella vai me ajudar a perder ou ganhar peso?
R: Chlorella não é um produto emagrecedor, mas muitas pessoas nos relatam que quando tomam chlorella durante o regime/dieta, freqüentemente sentem aumentar a energia e perdem o desejo por refeições desnecessárias. Como um alimento completo que contém aproximadamente 60% de proteínas e apenas 12 calorias por ingestão/dose (15 tabletes), chlorella pode parcialmente satisfazer o apetite enquanto fornece energia resultante de uma boa nutrição.

c) A chlorella substitui os meus suplementos de vitaminas e minerais?
R: Nós recomendamos a chlorella como um adicional para o seu programa habitual de suplementos, e não como um substituto.
A chlorella também fornece muito nutrientes que não são encontrados em suplementos industrializados e as contém na sua forma natural, a mais eficiente das formas.

d) De que forma a chlorella pode ser comparada com a cevada, trigo e alfafa?
R : Muitos alimentos “verdes” são fontes de clorofila, mas fazendo uma comparação, a chlorella é a maior fonte natural de clorofila.
Na realidade, dois a três por cento da chlorella é clorofila, o maior nível de qualquer planta comestível, e ao contrário do trigo, da cevada e da alfafa, a chlorella é um alimento completo.
A planta completa tem a vantagem de nos oferecer todos os elementos protoplásmicos que auxiliam no crescimento e desenvolvimento de nossas células.
Na realidade, nem a vitamina, nem os minerais podem sequer substituir o valor de um alimento completo.

e) o que é Growth factor?
R: A chlorella é um alimento completo fonte de uma grande variedade de nutrientes, proteínas, vitaminas, minerais & clorofila.
“Chlorella contém CGF (Chlorella Growth Factor) que é extraída da alga chlorella com o uso de água quente e o CGF é uma substância com diversos nutrientes, mas composto principalmente de um complexo de nucleotídeo-peptídeo.
É por este motivo que acreditamos que a perfeita combinação é o consumo regular de “Chlorella comprimidos.

f) Qual a dose diária que devo tomar?
R: Sugerimos que você inicie com 3 tabletes (de 600mg) após uma refeição. Então, gradualmente aumente a quantidade até que você esteja tomando pelo menos 6 comprimidos diariamente (de preferência 2 em cada refeição).

g) É correto tomar uma grande quantidade de chlorella? R: Sim, depois que você introduzi-los gradualmente no seu regime diário. Muitos usuários nos relatam que tomam uma quantidade adicional de chlorella quando a necessidade nutricional aumenta.

h) Crianças podem tomar chlorella?
R: Certamente que sim! Crianças com menos de quinze anos devem tomar chlorella comprimidos na quantidade que corresponda a sua idade em anos.

Um comentário: