terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nossa ajuda pode estar nas FIBRAS

Grande parcela das pessoas acredita ter uma dieta variada e correta, mas na verdade são muitos os enganos. A industrialização facilita a tarefa de preparar os pratos e aumenta o número de opções alimentares onde a maioria dos produtos oferecidos nas prateleiras dos supermercados reflete uma preocupação de “fisgar” o comprador através do paladar e da facilidade de preparação, sem se preocupar com as necessidades nutricionais fundamentais como, por exemplo, a inclusão de fibras alimentares. Com isso, somando à má alimentação, o estresse diário, o sedentarismo e a pouca ingestão de líquidos, tem-se a combinação ideal para a ocorrência da tão comum preguiça intestinal ou prisão de ventre.
     O consumo de fibras diariamente é uma excelente medida preventiva e, associando a isto, uma alimentação balanceada, podemos proporcionar importantes benefícios à nossa saúde, reduzindo o risco de várias enfermidades.
     Hoje, podemos encontrar basicamente dois tipos de fibras alimentares. As insolúveis, encontradas nos farelos de cereais, e que têm como ação principal tanto a melhora do tempo do trânsito intestinal, como a capacidade de retenção de água, aumentando assim o volume do bolo fecal e, deste modo, facilitando a sua eliminação. Este tipo de fibra está nos grãos integrais e frutas com casca. Já as fibras solúveis aumentam o tempo de exposição dos nutrientes no estômago, proporcionando uma melhora na digestão. São fibras que agem sobre a velocidade do trânsito intestinal como as insolúveis, mas sem o aumento da absorção de água.  
     São capazes de provocar reações de fermentação, produzindo altas concentrações de substâncias específicas, os chamados ácidos graxos de cadeia curta que funcionam como fonte de energia para a mucosa intestinal e como agentes protetores contra doenças, como a diarréia e o câncer de cólon. Além disso, as fibras solúveis convertem-se em nutrientes necessários para um melhor desenvolvimento de lactobacilos, aumentando a flora bacteriana e com isso, diminuindo as bactérias patogênicas.
     O interesse a respeito dos benefícios da ingestão de fibras cresceu nos últimos anos e, atualmente, relaciona-se com a prevenção de males específicos, como disfunções do sistema digestivo, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Estudos realizados têm mostrado uma menor incidência destas enfermidades nas populações cujas dietas são ricas em fibras, principalmente quando comparados a populações que mantêm uma dieta do tipo ocidental, pobre em fibras e rica em gorduras.
     Muitos são os produtos cujo principal apelo são os nutrientes de origem vegetal, ricos em fibras. No entanto, o paladar nem sempre agrada a todos. O consumidor não se satisfaz e as alternativas existentes, como saladas e os diferentes tipos de alimentos fibrosos, não são bem aceitos. Assim, a busca por produtos que conciliem um paladar agradável sem deixar de lado todos os benefícios proporcionados pelas fibras torna-se imprescindível.
     Dentre os diferentes tipos de suplementos alimentares existentes, destacam-se aqueles à base de polidextrose, uma fibra completamente solúvel em água, inodora e sem gosto. Estas fibras são parcialmente fermentadas no intestino grosso, não sendo digeridas e nem absorvidas no intestino delgado, o que caracteriza a sua ação prebiótica, a qual ativa o metabolismo de algumas bactérias benéficas do trato intestinal e sua maior parte é eliminada através das fezes. Por ser fermentada no intestino grosso, acaba ocorrendo o aumento do volume da massa fecal, acarretando uma redução no tempo de trânsito, e neutralizando o pH do bolo fecal.
     O FDA (Food and Drug Administration), órgão que normatiza alimentos e remédios nos Estados Unidos, recomenda a ingestão de 25 a 35 gramas de fibras diárias, sendo que deste total, cerca de 8 gramas devem ser do tipo solúvel. A fim de atingir esses valores, as pessoas devem consumir diferentes tipos de vegetais e frutas, associando-os a ingestão de suplementos ricos em fibras, sendo esta última, uma opção a mais no cardápio que não deve ser descartada. Portanto, aliando uma alimentação baseada em hábitos saudáveis, exercícios regulares e uma ingestão adequada de líquidos à uma suplementação adequada, é possível proporcionar uma série de benefícios ao nosso corpo, mantendo o nosso equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual que nos garantirá, a cada dia, uma melhora na nossa qualidade de vida.

Benoni Luis Squizani
Farmacêutico Industrial
Mestre em Tecnologia Farmacêutica – USP
Mestrando em Nutrição Dietética – FUNIBER

Nenhum comentário:

Postar um comentário