segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A Busca do Emagrecimento Saudável.

     O estresse da vida moderna tem contribuído atualmente para uma série de modificações em nossos hábitos alimentares. O consumo de “fast foods” e de alimentos industrializados, ricos em gorduras e sódio vem crescendo e ocupando o lugar de uma tradicional e saudável alimentação. Uma alimentação inadequada está diretamente ligada ao aumento tanto na incidência de doenças cardiovasculares e tipos de câncer, como nos casos de sobrepeso. A obesidade, é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, a qual traz inúmeros prejuízos à saúde do indivíduo. Apesar de não provocar sintomas específicos, o paciente acaba apresentando limitações para se locomover, sua coluna e membros inferiores são sobrecarregados, e as dobras de gordura acabam levando ao aparecimento de problemas de pele.
     Pode-se falar que a obesidade é um dos maiores problemas de saúde da atualidade e que atinge todas as classes sociais, estando ligada diretamente à má nutrição do indivíduo. Problemas psicológicos, frustrações e baixa autoestima são ainda efeitos decorrentes de um excesso de peso, e isso pode ser acentuado pelo desejo de um peso corporal até menor do que o aceitável como normal, onde as formas esguias e os músculos esculpidos são ditados como padrão aceitável de beleza. Nos Estados Unidos cerca de 35% da população está acima do peso normal, e desta parcela 39 milhões pertencem à categoria dos obesos. Já no Brasil 40% da população está com excesso de peso, sendo que 10% dos adultos são obesos.
     Em decorrência dos casos de excesso de peso e a busca pelo emagrecimento surgem os distúrbios alimentares, o uso de laxantes e diuréticos, e as dietas extremamente rigorosas, que acabam prejudicando a saúde e levando a deficiências nutricionais, o que é errado e perigoso, já que é essencial que uma dieta contenha cotas suficientes de carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais. Além disso, incluir fibras na dieta, de maneira gradual associada ao consumo de água, é ponto chave para garantir um bom funcionamento do intestino, prevenindo doenças como diabetes, cânceres, prisão de ventre e colesterol.
     Ao cuidarmos de nossa alimentação percebemos que todo o nosso organismo é beneficiado, pois controlamos melhor nossa ansiedade, o estresse, as mudanças de humor e a angústia, principalmente causada pelo desgaste e sobrecarga que as atividades de nosso dia-a-dia nos impõem. É praticamente indispensável uma avaliação dos efeitos de escolhas inadequadas dos alimentos e o que possam causar em nosso organismo gradativamente e, é por isso, que o consumo de bebidas preparadas à base de fibras em pó, os conhecidos “shakes”, ricos em vitaminas, minerais e proteínas de alto valor biológico, se tornam uma ótima alternativa ao enriquecimento de nossa alimentação habitual já que estes produtos contêm ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, e possuem baixos teores de gorduras. Além disso, estes suplementos são muito práticos, e como a correria da vida diária não permite tempo para que mantenhamos uma alimentação equilibrada, substituir até duas refeições diárias por bebidas deste tipo é um aliado na busca pelo controle de peso.
     Três palavras podem resumir os nossos problemas com a balança: estresse, sedentarismo e comilança. Com o consumo destes complementos nutricionais podemos auxiliar na manutenção da boa forma física e mental, assim como nos efeitos de um emagrecimento saudável e seguro, isso porque eles atuam como coadjuvantes de uma série de benefícios ao nosso organismo, dentre eles, a diminuição do apetite pela sensação de saciedade. Assim é possível que consigamos um emagrecimento saudável e seguro, sem abrir mão de uma alimentação nutritiva, e acima de tudo prática.

Benoni Luis Squizani
Farmacêutico Industrial
Mestre em Tecnologia Farmacêutica – USP
Mestrando em Nutrição Dietética – FUNIBER

Nenhum comentário:

Postar um comentário