sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Chegou a vez da Ração Humana


A obesidade é um problema de saúde global que atinge todas as classes sociais e está ligada diretamente à má nutrição do indivíduo, que traz consigo um aumento considerável no risco de doenças crônicas. Problemas psicológicos, frustrações e baixa autoestima são ainda efeitos decorrentes de um excesso de peso podendo ser acentuado pelo desejo de se ter um corpo em forma, onde tanto o estereótipo de modelos como os músculos esculpidos são ditos como padrão aceitável de beleza.
     Existem aqueles que fazem uso de laxantes, diuréticos e drogas no auxílio aos regimes, outros são adeptos às dietas extremamente rigorosas, na maioria dos casos sem qualquer acompanhamento médico. Ao contrário do que se imagina, estas práticas só trazem prejuízos a saúde, levando principalmente a deficiências nutricionais, que é muito errado e perigoso. É essencial que uma dieta contenha cotas suficientes de carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais, além disso, incluir fibras na dieta, de maneira gradual, é ponto chave para garantir um bom funcionamento do intestino, prevenindo doenças como diabetes, cânceres, prisão de ventre e colesterol.
     Seguindo estes conceitos, temos uma das mais requisitadas novidades presente na prateleira dos métodos emagrecedores não ortodoxos: a "Ração Humana". Uma vertiginosa combinação de cereais e pós naturais desenvolvida por uma terapeuta gestante e seu nutricionista. Acabou sendo divulgada e hoje se espalhou pelo Brasil, é a dieta da moda.
Prática para ser transportada e preparada, pode ser muito eficaz quando adicionada a sucos antes do almoço ou do jantar, pois oferece saciedade, fazendo com que você consuma menos alimento durante as principais refeições. Ainda, pode ser o ingrediente principal nos lanches como shakes, bolos, pães ou misturada a frutas.
     Ao consumirmos diariamente 2 colheres de sopa da farinha, equivalentes a 80 calorias, aliado a ingestão de líquidos como sucos, chás e bastante água, se torna a medida ideal para aproveitarmos todos seus atributos, já que a falta de água na presença de fibras pode causar constipação intestinal.  Porém, devemos esperar que os benefícios da Ração Humana aconteçam de dentro para fora. Antes de ajudar na perda de peso, ela estabiliza o sistema digestivo, diminui a absorção de gordura pelo organismo, controla o mau colesterol, sacia a fome fora de hora e coloca o intestino para funcionar, eliminando toxinas e o inchaço abdominal.
     Apesar do nome, a ração é na verdade um mix de cereais, que na forma integral, é composta de farinhas de linhaça dourada, quinoa, milho e soja, além de aveia em flocos, fibra de trigo, cacau em pó, levedo de cerveja, gergelim, açúcar mascavo, guaraná em pó e gérmen de trigo, podendo ter variações de ingredientes ou versões, como a light.
     Cada um de seus ingredientes possui funções específicas: a fibra de trigo ajuda no bom funcionamento do intestino, a aveia contém fibras que impedem o estoque de gorduras e açúcares no organismo, o gérmen de trigo e o levedo de cerveja são ricos em vitaminas do complexo B e poderosos antioxidantes. O gergelim é uma semente fonte de cálcio, fósforo e vitaminas E, B1 e B2 que ajudam na queima de carboidratos pelo organismo, além de possuir quantidades de gordura boa e, como a linhaça, fonte de ômegas 3 e 6, ajudam na diminuição dos níveis de colesterol ruim, mantendo o intestino regulado e o abdômen lisinho. A quinoa não fica atrás, benéfica ao coração por também ser fonte de ômega 3, tem alto valor nutritivo, rica em aminoácidos e carboidratos, contém ainda fibras e sais minerais.
     O gérmen de trigo fornece diferentes tipos de vitaminas, como a A, B, D, K e principalmente E, combate doenças reumáticas, circulatórias e cardíacas, como é o caso do cacau em pó. Já o açúcar mascavo, por não passar pelo processo de refinamento, mantém todo o valor nutritivo da cana-de-açúcar se tornando uma fonte de energia que, combinado ao guaraná em pó, importante na prevenção da arteriosclerose e rico em cafeína, tornam-se combustível fundamental para aumentar o seu pique, combatendo o cansaço e a preguiça.
     Assim, podemos afirmar que o emagrecimento não é a restrição ou a diminuição brusca dos alimentos ingeridos, e sim um controle e equilíbrio alimentar ao longo do dia. Ao cuidarmos de nossa alimentação perceberemos que todo o nosso organismo é beneficiado, pois conseguimos controlar melhor nossa ansiedade, o estresse, as mudanças de humor e a angústia, principalmente causada pelo desgaste e sobrecarga que as atividades cotidianas nos impõem. Assim é possível que consigamos um emagrecimento saudável e seguro, sem abrir mão de uma alimentação nutritiva, e acima de tudo prática.

Benoni Luis Squizani
Farmacêutico Industrial
Mestre em Tecnologia Farmacêutica – USP
Mestrando em Nutrição Dietética – FUNIBER

Nenhum comentário:

Postar um comentário