quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mais energia e vitalidade em seu carnaval !!!

      O homem, desde o início dos tempos, por quaisquer terras que habitasse e qualquer que fosse sua cultura, sempre utilizou substâncias de plantas que lhes propiciassem sensação de bem estar, prazer, vigor. Porém os tempos evoluíram, multiplicaram-se drogas com propriedades estimulantes e várias se tornaram importantes na medicina, tanto por corrigirem estados patológicos mentais, como por serem úteis devido suas propriedades benéficas.
     As tribos de Munducurucânia eram os mais prósperos dos índios, venciam todas as guerras, as pescas eram ótimas, os peixes eram melhores e a doença era rara, onde os frutos traziam já naquela época o progresso da tribo, ajudando os velhos e dando mais força aos guerreiros. E tal prática é até hoje conhecida, tolerada, e por muitas vezes incentivada, seja para trabalhar, estudar, curtir baladas, ou até mesmo durante o carnaval, onde o uso de estimulantes, na maioria das vezes, sintéticos, os conhecidos inibidores do sono, infelizmente são encarados com naturalidade e ligados ao desenvolvimento de dependência química, fato extremamente perigoso para a saúde.
     Sendo assim, o uso de suplementos a base de substâncias naturais, tais como o guaraná e o açaí, trazem grandes vantagens com relação ao uso dos medicamentos estimulantes, uma vez por trataram-se de produtos naturais que além de não apresentam riscos com relação à dependência química, são compostos energéticos e nutritivos. O guaraná em pó, por exemplo, derivado do mesmo fruto que dá origem ao refrigerante, é vendido por suas propriedades estimulantes, onde a principal delas se deve à cafeína, substância presente em alta concentração e que é a principal responsável por tal fruto ser indicado no combate do cansaço físico e mental.
     As primeiras notícias sobre o Guaraná foram através de viajantes que antigamente percorrendo o interior do Brasil, tomaram conhecimento de uma pasta, endurecida em bastões pelo calor e pela fumaça, que os habitantes da região dissolviam em água para fazer uma bebida de ação estimulante e que se tornou imprescindível para os nativos daquela região, que recorriam ao guaraná sempre que necessitavam de maiores energias para executar trabalhos físicos exaustivos. E até hoje, este fruto do guaranazeiro, de nome científico Paullinia cupana, que tem suas sementes como parte utilizada e possui em sua constituição, cafeína, traços de teofilina e teobromina, taninos (catequina, epicatequina e proantocianidois), amido (até 60%), pectinas e mucilagem, tem seu uso muito difundido.
     Outro composto que tem sua ação associada as propriedades naturais da fruta é o açaí, alimento muito importante na dieta dos habitantes da Amazônia, onde seu consumo é desde os tempos pré-coloniais, porém, atualmente, é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa, com diversas modificações no seu modo de consumo, onde, devido as suas propriedades energéticas, o açaí na tijela é muito apreciado por freqüentadores de academia e desportistas.
     O açaí é extremamente rico em antioxidantes, especialmente as chamadas antocianinas, um tipo de flavonóides que combate os radicais livres gerados em maior quantidade em momentos de stress ou intensa atividade física. Além disso, é uma das substâncias mais ricas em ferro, possuindo ainda quantidades significativas de vitaminas E, B1, C, fósforo e cálcio. E existem hoje em dia formas práticas de consumir estes compostos, transformando tal consumo energético em comprimidos e mantendo através de um processo tecnológico todas as propriedades naturais destes compostos que associam os benefícios do guaraná com as propriedades estimulantes do açaí, fornecendo vitalidade e energia para o corpo e a mente. Muitos destes suplementos são ainda enriquecidos com elementos como o selênio e o magnésio, que atuam para o funcionamento de enzimas relacionadas à neutralização dos radicais livres.
     Assim, em uma das maiores festas do planeta, o Carnaval, que reúne gente de toda parte do mundo em busca de música, dança, artistas, alegria e diversão, é preciso garantir que tal festa não interfira no estado de saúde de todos e, para isso, cuidados são sempre necessários.  Com isso, a fim de curtir o Carnaval esbanjando saúde, é preciso ficar de olho em cuidados, e para manter a disposição durante os quatro dias, muitas pessoas consomem bebidas energéticas, que supostamente aumentam o vigor. Porém, essas substâncias devem ser ingeridas com cautela, onde a preferência por suplementos energéticos à base de substâncias naturais deve ser levada em conta, sendo que tais produtos, além de serem eficazes, apresentam menores riscos com relação à saúde dos foliões.

Benoni Luis Squizani
Farmacêutico Industrial
Mestre em Tecnologia Farmacêutica – USP
Mestrando em Nutrição Dietética – FUNIBER

Nenhum comentário:

Postar um comentário