sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os benefícios da linhaça


A busca do homem por uma vida mais saudável sempre foi constante, sendo que desde os primórdios ele buscava na natureza as fontes de suas substâncias terapêuticas. De alguns anos para cá, o número crescente de males, ligados principalmente a hábitos de vida pouco saudáveis, tem aumentado consideravelmente a procura por alimentos funcionais, os quais de alguma maneira produzem efeitos benéficos pela atuação de algum nutriente em funções essenciais de nosso organismo.
     O ser humano sintetiza certos ácidos graxos, no entanto é incapaz de sintetizar os chamados ácidos ômega 3 e ômega 6, os quais são essenciais para nós seres humanos. Estes ácidos graxos são assim chamados essenciais por serem importantes para nossa saúde e por dependermos da dieta para obtê-los. Além disso, eles possuem efeitos favoráveis sobre doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol, prevenção de certos tipos de câncer, artrite, sistema nervoso, menopausa, e síndrome pré-menstrual. Estes compostos ainda atuam na constituição das membranas celulares, sendo primordiais para a formação destas e para manter o equilíbrio de nossas funções. São também antiagregantes plaquetários e antiinflamatórios naturais, possuindo assim uma ação preventiva.
     A semente de linhaça (Linum usitatissimum L.) é a maior fonte de ácido graxo Omega-3, e por ser de origem vegetal, é um ótimo substituto para quem não gosta do óleo de peixe como fonte deste ácido graxo. O óleo é extraído de suas sementes por compressão à frio, técnica que permite conservar suas propriedades nutritivas, fazendo do óleo de linhaça um dos melhores óleos para a nutrição humana.
     Se não mantemos uma alimentação saudável, há um aumento na produção de radicais livres que podem danificar nossas células, acelerando os processos de câncer e envelhecimento. Tais processos de oxidação estão ligados também a fatores externos, como a poluição ambiental, as radiações do sol, o fumo, o consumo de álcool, os resíduos de pesticidas, o estresse e um alto consumo de gorduras e substâncias tóxicas presentes principalmente nos alimentos e bebidas industrializadas.
     A vitamina E é um poderoso agente antioxidante que proporciona benefícios adicionais à nossa saúde, pois é capaz de remover substâncias perigosas e muito reativas, os conhecidos radicais livres. Adicionalmente a estes benefícios, esta vitamina protege o óleo dos processos de rancificação e oxidação, melhorando a estabilidade destes quando são encapsulados e também impedindo a sua degradação dentro do organismo.
     Então, sabe-se que o melhor hoje está em prevenir as doenças através de uma dieta equilibrada, e fazer de nosso alimento o melhor aliado na procura por uma vida mais saudável, pois sabemos que a terapêutica cumpre as funções da medicina de curar, evitar ou prevenir doenças que acometem grande parte das pessoas, no entanto, o entusiasmo pela vida, associado a uma alimentação adequada e a um cotidiano menos estressante com a prática regular de exercícios, é o melhor medicamento que pode existir.

Benoni Luis Squizani
Farmacêutico Industrial
Mestre em Tecnologia Farmacêutica – USP
Mestrando em Nutrição Dietética – FUNIBER

Nenhum comentário:

Postar um comentário