sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ALHO - Garantia de Saúde

Comumente, fazemos o uso de medicamentos por quaisquer motivos, esquecendo que todo e qualquer medicamento por mais simples que seja possui algum efeito colateral, sendo que os riscos da auto medicação são muitas vezes graves. Além disso, através de nossa alimentação que é pobre do ponto de vista nutricional, acabamos assumindo toda irresponsabilidade com o nosso corpo e saúde, contribuindo para o desenvolvimento de doenças.
     Devemos sempre ter em mente os benefícios que a natureza pode nos proporcionar através da enorme gama de produtos naturais que substituem com muita eficácia e de forma mais saudável uma grande parte dos medicamentos utilizados atualmente. Além da substituição, podemos buscar em suplementos alimentares uma complementação dos nutrientes difíceis de serem incluídos em nossa dieta diária.
Entre os exemplos de alimentos presentes em nossas casas que, muitas vezes é deixado de lado por diferentes fatores, cita-se o alho, o qual não serve apenas para dar sabor na culinária, mas sim deve ser usado por tratar-se de uma substância com propriedades nutricionais no mínimo tidas como extraordinárias.
     Como já comprovado em diversos estudos, são inúmeros os benefícios ligados à nossa saúde, resultantes do consumo regular deste alimento milenar de origem asiática. Isso torna o alho, uma especiaria extremamente atrativa e que deve ser incluída no cardápio diário pela riqueza de seus nutrientes, como as vitaminas A, B1, B2, B6, minerais (ferro, silício, iodo, zinco e selênio), alguns aminoácidos e enzimas, além dos compostos biologicamente ativos, como a alicina.
     Este bulbilho, como é caracterizado o vegetal, por possuir um bulbo composto por “dentes”, é muito utilizado com grande eficácia na prevenção e combate de gripes e resfriados e, desta maneira, em problemas como asma, bronquite e pneumonia. Possuindo também uma excelente ação antiinflamatória, auxilia ainda no controle dos níveis de triglicerídeos e colesterol, no equilíbrio do funcionamento intestinal, na desintoxicação do organismo, na melhora do controle da pressão arterial e glicemia. Tem sido altamente valorizado nas terapias como agente rejuvenescedor, anticancerígeno e estimulante da imunidade e, através de pesquisas sabe-se que 72 diferentes tipos de infecções podem ser evitados ao incluir o alho na dieta.
     No Brasil, apesar de ser largamente utilizado como tempero, poucas são as pessoas que se arriscam em consumir o alho “in natura”. Com isso, vale ressaltar que quando cozido ou frito, grande parte de sua eficácia contra vírus, bactérias e fungos é perdida. Assim, o óleo de alho em cápsulas, prensado à frio, torna-se uma boa alternativa, já que além de facilitar o consumo para quem possui alguma aversão ao sabor e/ou odor do alho, garante ainda um aumento na quantidade de óleo consumido, responsável pelos efeitos benéficos. Podemos desfrutar de todas as melhorias, consumindo diariamente de 500 a 1000mg do óleo, o que equivale ao efeito protetor de 1 a 2 dentes crus e frescos.
     Portanto, não faltam evidências científicas que identificam os efeitos benéficos do uso do alho no tratamento e prevenção de diferentes doenças. No entanto, novos estudos sempre serão bem vindos e devem ser conduzidos a fim tanto de avaliar os efeitos terapêuticos do consumo prolongado do vegetal, como novas atribuições que possam lhes ser atribuídas.  Enfim, todos estes fatores fazem com que seja mais relevante e verdadeiro o que já diziam os sábios gregos há cerca de 2500 anos atrás: “que o alimento seja nosso remédio de cada dia”, e assim, que saibamos combinar uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis a uma suplementação alimentar, aumentando a qualidade de nossa saúde.

Benoni Luis Squizani
Farmacêutico Industrial
Mestre em Tecnologia Farmacêutica – USP
Mestrando em Nutrição Dietética – FUNIBER

Nenhum comentário:

Postar um comentário