segunda-feira, 14 de março de 2011

A Alimentação e o Humor

Você sabia que sua alimentação pode interferir no seu humor?

A alimentação não é necessária somente para o bom funcionamento do organismo, ela também pode afetar as emoções de formas positivas e negativas.

Um exemplo que temos é a deficiência de algumas vitaminas do complexo B, que podem resultar em perda de memória e várias outras alterações mentais e emocionais.

Na adolescência, fase de crescimento, é muito importante que não exista a deficiência de vitamina B, afinal nesta fase, é muito comum a alteração de humor.

A Vitamina B pode ser encontrada em cereais, legumes, nozes, fígado bovino, leite, hortaliças, ovo e queijo.

A cafeína é um estimulante encontrado no café, chás, refrigerantes e chocolate, em excesso, ela pode causar insônia, ansiedade e palpitações.

O álcool altera muito o humor, não contêm cafeína, ele é um sedativo, é responsável por desacelerar alguns funcionamentos do organismo, como a respiração. Pode causar depressão, ansiedade e irritabilidade.

Em contraposição, temos os alimentos que ajudam melhorar o humor, uma refeição rica em carboidratos (pães, massas, biscoitos, etc.), causa a liberação de insulina, que será responsável pela a ativação de uma substância que auxilia a comunicação dos neurônios do cérebro chamada serotonina.

A serotonina, ajuda a regular a sensação de dor, do apetite, do humor e do sono.

Níveis elevados de serotonina são associados à melhora no padrão do sono, melhora no humor e sensações reduzidas de dor. Baixos níveis de serotonina são encontrados em pessoas que têm um limiar elevado de dor, estão deprimidas ou sofrem de alguma forma de insônia.

O chocolate é um dos alimentos que tem maior impacto sobre o humor. Possui açúcar, agindo como calmante no cérebro agitado. Contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina. Uma unidade de bombom é suficiente.

Dietas com baixo teor de carboidratos por vários dias podem fazer com que o humor fique mais depressivo.

Alimentos ricos em cálcio (leites e derivados de leites), garantem um bom sono, além de ser relaxante muscular.

Alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, morango, limão, maracujá, etc.), ajuda na manutenção do sistema nervoso, combate radicais livres e ajuda na absorção de ferro vegetal.

Pessoas que se sentem muito tristes e deprimidas, aparentemente sem motivos específicos, devem consultar um profissional especializado para detectar quais as vitaminas que faltam em sua dieta.

Melhorar o humor através da alimentação é muito importante para uma vida mais saudável. 




Thaís Navarro Caldeira é Nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional na Sobam em Jundiaí e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias.
Fonte: Portal Cidade Saudável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário