segunda-feira, 25 de junho de 2012

Colágeno!


Colágeno: dose ideal para manter a pele firme só é possível com suplementos

Para obter os níveis com a alimentação, seria preciso comer três bifes por dia, diz nutricionista

O colágeno é uma proteína essencial para manter a saúde e a firmeza da pele, além de conferir forma, organização e propriedade mecânica aos tecidos dos ossos, cartilagens, córnea, ligamentos e tendões. A partir dos 40 anos, especialmente mulheres na fase da menopausa, passam a sofrer uma perda significativa de colágeno, e a reposição só é possível com ajuda de suplementos.

— Através da alimentação, a pessoa precisaria consumir em torno de três bifes por dia para obter cerca de 2g de colágeno, resultando em um consumo significativo de gordura saturada, o que poderia aumentar os níveis de colesterol ruim no organismo e os riscos de problemas cardíacos — explica a nutricionista Tatiana Barão.

Dois gramas por dia é o consumo de colágeno considerado ideal para a preservação da textura da pele. Para agir nas articulações, a dose diária recomendada é de 8 a 10 gramas por dia. Dessa forma, o suplemento puro de colágeno hidrolisado é a opção mais indicada para atingir os benefícios da proteína. A nutricionista reforça que a síntese do colágeno pelo organismo demanda vitaminas C e E, betacaroteno, piridoxina, biotina, ácido pantatênico e minerais como manganês, cobre, zinco, selênio, cromo e silício. Por isso, uma alimentação equilibrada e variada é indispensável.

O suplemento de colágeno hidrolisado é encontrado no mercado nas versões em pó ou em cápsulas. Ele é obtido pela hidrólise de moléculas grandes de colágeno extraídas de tecidos de animais, como boi, frango, peixes e suínos, e é de fácil absorção pelo intestino. A suplementação deve prescrita por um especialista.